Blog

Informação de produto, novidades, conselhos e muito mais! Por Daniel Pereira.

 

30 anos de Instituto Óptico! Obrigado pela sua confiança!

Tipos de lentes

 

As lentes indicadas para si, dependem de alguns factores, nomeadamente a sua graduação, expectativas de espessura das lentes, tipo de armação escolhida e resistencia ao impacto.

Índices de lente

 

Lentes para óculos podem ser feitas mais finas de acordo com as necessidades do paciente. Isto está relacionado com a matéria em que as lentes são produzidas, nomeadamente os diferentes índices de cada matéria

Um índice está associado a cada material;quanto maior o índice, mais fina a lente.
Índices de refração:
– Materiais orgânicos: de 1,5 a 1,74
– Materiais minerais: de 1,5 a 1,9

Lentes minerais

As primeiras lentes foram feitas de um material à base de minerais: vidro.O vidro é sólido e resistente a produtos químicos, mas também é frágil à temperatura ambiente.
As cores e tons dessas lentes também são bastante limitadas.A principal vantagem do vidro mineral está no seu índice de refração, que pode oscilar entre 1,5 a 1,9. Quanto maior esse número, mais fina a lente.
Como este tipo de lente pode partir com o impacto, é proibido para uso por menores de 16 anos e não recomendado para atletas ou condutores de veículos .

Lentes orgânicas

Orgânicas, isto é, lentes derivadas de matérias plásticas, são hoje as lentes mais utilizadas na ótica ocular. Várias gamas e tipos de lentes estão disponíveis em diferentes fabricantes.
Muito leves e resistente a choques, estas lentes podem ter uma grande variedade de cores e até mesmo sem cor podem oferecer 100% de proteção contra os raios UV.
Os materiais orgânicos existem em índices compreendidos entre 1,5 e 1,74. Quanto maior o número, mais fina e cara a lente.
As lentes orgânicas são facilmente arranhadas, por isso recomenda-se a aplicação de um revestimento resistente a riscos, o que mesmo assim não invalida a que possam surgir riscos nas lentes com este revestimento.

Lentes esféricas e asféricas


As lentes esféricas corrigem defeitos visuais simples, como miopia (hipermetropia), hipermetropia (hipermetropia) ou presbiopia.
As lentes asféricas são lentes mais sofisticadas, modificadas para que tenham uma espessura mais fina. Em comparação com as lentes esféricas, elas oferecem melhor qualidade ótica com distorção reduzida na periferia das lentes.

 

Lentes unifocais

As lentes unifocais possuem um único ponto focal óptico.Eles corrigem hipermetropia, miopia e astigmatismo.As pessoas com presbiopia também podem melhorar sua visão de curto alcance com lentes unifocais, geralmente chamadas de meia-lua ou óculos de leitura.Há também lentes de médio alcance para presbiopia, geralmente para uso com um computador.As lentes unifocais podem ser esféricas ou asféricas.

Lentes bifocais

As lentes bifocais têm dois pontos focais.Há também lentes trifocais.Essas lentes são separadas em mais de uma região para cada tipo de correção: visão próxima e de longo alcance para bifocais e visão de curto, médio e longo alcance para trifocais.As lentes multifocais são usadas cada vez menos hoje em favor das lentes progressivas.
Mais confortáveis, as lentes progressivas suavizam a transição dura entre os diferentes pontos focais de uma lente.

 

Lentes progressivas

As lentes progressivas corrigem a presbiopia quando combinadas com outros problemas visuais, como hipermetropia, astigmatismo e miopia.A parte inferior da lente permite uma visão de curto alcance e o topo para longo alcance.A transição entre as diferentes partes é suave. As lentes progressivas interiores permitem uma visão clara de perto e de meia distância.As lentes padrão são adequadas para um grande número de pessoas, enquanto as lentes personalizadas levam em conta as necessidades específicas do usuário, bem como os quadros em que irão entrar.As lentes individualizadas são totalmente personalizadas e possuem um campo de visão maior do que as demais.

 


Numero ABBE, o que é?

O número Abbe recebe este nome devido ao físico alemão Ernst Abbe(1840–1905) que o descreveu.

Quanto maior o número de Abbe maior a qualidade óptica da lente de uma lente no quesito aberração cromática (decomposição da luz branca em diversas cores, a coloração observada ao se olhar através das lentes).

Ao escolher determinado material em função da sua graduação e estética final, este é um número muitas vezes esquecido e que pode influenciar a sua visão, devido a alterações nas cores observadas.